Latim e Direito Constitucional

Os românticos eram adeptos do internacionalismo porque se achavam livres do confinamento a qualquer fronteira – metafísica ou política – que tendesse a restringir a capacidade da pessoa para realizar seu potencial.

Assim o romantismo estimulou as mulheres a se fazerem ouvir.

A inglesa Mary Wollstonecraft (1759-1797), autora de A Vindication of the Rights of Woman: with Strictures on Political and Moral Subjects(Uma justificativa dos direitos da mulher)Anne-Louise Germaine Necker,baronesa de Staël-Holsteinconhecida como Madame de Staël (1766-1817), que emigrara da França para a Alemanha durante o período revolucionário e cujo ensaio De l'Allemagne (Sobre a Alemanha) estava impregnado de romantismo; George Sand, pseudônimo de Amantine Aurore Lucile Dupin(1804-1876), cujos romances bem como sua vida pessoal proclamavam sua adesão aos princípios do individualismo radical  -  todas essas três mulheres exemplificam a disposição do romantismo de romper com o passado, e com seus pressupostos e estereótipos, no caso de representarem um obstáculo à expressão individual. 

Na qualidade de cultivadores da individualiadade, os românticos cultivavam o « gênio ». O gênio era apanágio de um espírito que não podia ser analisado e a quem se devia permitir traçar suas próprias regras. (Era o gênio particular de todo um povo, naturalmente, que Johann Gottfried von Herder(1744-1803) exaltava como o Voksgeist).

E o espírito humano jamais deveria permitir-se ser agrilhoado por prescrições nacionais, tanto quanto por convenções sociais, de modo a ver-se impedido da fruição de seu mais precioso atributo, a liberdade.

A liberdade e o problema da identidade pessoal foram temas importantes na obra de dois gigantes do movimento romântico, o compositor Ludwig van Beethoven  (1770-1827) e o escritor Johann Wolfgang von Goethe  (1749-1832).

A mais notável qualidade das composições beethovenianas é sua individualade. Na 5. Sinfonie (Quinta Sinfonia), Beethoven atinge o ápice da lógica sinfônica, a 6. Sinfonie (Sexta) é uma glorificação da natureza, a 7. Sinfonie (Sétima) é um festim dionisíaco, a 8. Sinfonie (Oitava)uma genial invocação do espírito da sinfonia do século XVIII.

A seguir, Beethoven, que em seus últimos anos padeceu de surdez, empenha-se em sua última jornada artística: cinco sonatas para piano, cinco quartetos de cordas, a 9. Sinfonie (Nona Sinfonia) e a grande Missa Solemnisconstituem seu legado final. Espantam e atordoam o ouvinte não só por suas formas insólitas e suas vastas proporções, mas também porque exprimem uma vontade e um poder ilimitados.

A dedicação de Goethe à ideia de liberdade individual era, em parte, resultado de ter nascido e sido criado na cidade imperial livre de Frankfurt, um centro internacional, um entreposto comercial aberto aos ventos intelectuais que sopravam de todos os quadrantes.

Goethe estava, em termos de seu meio ambiente, livre das influências particulizantes e nacionalistas que orientavam o trabalho de outros românticos alemães.

Seu « gênio » o levou primeiro ao estudo do direito, depois da medicina e, a seguir, das belas-artes e das ciências naturais. Em 1775, fixou residência na corte do jovem duque de Weimar, um minúsculo principado alemão, cuja população não ultrapassava meio milhão de habitantes, mas que era outra comunidade cosmopolita, nesse sentido assemelhando-se a Frankfurt.

Influenciado porJohann Gottfried von HerderGoethe já havia publicado várias obras de inclinação romãntica, inclusive Die Leiden des jungen Werthers (Os Sofrimentos do jovem Werther), obra que gozava de imensa popularidade, e que exprimia a inquietude e o nacionalismo dos primeiros anos do poeta.

A sensibilidade quase excessiva que caracterizava as obras iniciais deGoethe cedeu lugar, em sua maturidade, à busca de um novo espírito, igualmente livre, porém mais ordenado. Esse estado de espírito deriva-se de suas experiências na Itália e  do estudo dos romanos e gregos da antiguidade.

Em 1790 Goethe publicou a primeira parte da sua obra-prima, Faust(Fausto), drama em versos, que ele completou um ano antes de morrer.

A peça, que reconta a lenda alemã de um homem que vendeu a alma ao diabo em troca do conhecimento universal, reflete a relutância romântica em restringir o espírito; exprime também a percepção que tinha o próprioGoethe de quão grande era a ousadia da humanidade ao ansiar por conhecimentos ilimitados e por sua própria realização. 


Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2012. 

____________
N. do A. – Foram utilizadas aqui algumas ideias de Giovanni Reale e Dario Antiseri (Il pensiero ccidentale dalle origini ad oggi. 8. ed. Brescia: La Scuola, 1986).

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).