Latim e Direito Constitucional

Na Inglaterra a literatura mostrou um orgulho nacional mais forte e um interesse mais profundo pelos temas de importância filosófica. 

Edmund Spenser (1552-1599) foi o primeiro grande poeta dessa época. Sua obra imortal The Faerie Queene é uma colorida epopeia da grandeza da Inglaterra nos dias da rainha Elizabeth I of England. Celebra também a alegria da vitória e muito da exaltação de viver típica do humanismo renascentista.

Mas as mais esplêndidas realizações dos ingleses na época elisabetana pertencem ao teatro. A composição de tragédias e comédias atingiu o ponto mais alto no século 16 e começo do 17.

Depois de 1580 surgiu uma plêiade de teatrólogos, cujos luminares sãoChristopher Marlowe (1564-1593), John Webster (1580-1625), Benjamin Jonson (1572-1637) e William Shakespeare (1564-1616).

Christopher Marlowe sintetizava o egoísmo insensível da renascença – o perpétuo anseio da plenitude da vida, de um conhecimento e uma experiência ilimitadas. 

The Tragical History of Doctor Faustus, conhecido como Doctor Faustus, baseia-se na lenda, no qual o herói vende a alma ao diabo em troca do poder de sentir todas as possíveis sensações, especialmente todos os possíveis triunfos e conhecer todos os mistérios do univeso.

William Shakespeare foi o maior gênio da história do teatro desde o tempo de Eurípedes. Sua vida está envolta em névoas de obscuridade. Mas, aos 28 anos, já havia adquirido uma reputação capaz de causar inveja a seus rivais.

Era filho da Renascença. Sua obra mostra a marca profunda de grande parte das virtudes e dos defeitos do humanismo renascentista. Ele personifica o intenso amor pelas coisas humanas e terrenas, que caracteriza quase todos os grandes escritores a partir do fim da Idade Média.

Shakespeare mostrava limitada preocupação com os problemas políticos e os valores científicos. A única teoria política que lhe interessava era saber se a nação tinha mais possibilidade de prosperar sob um bom rei, ainda que fraco, ou sob um rei mau, mas forte.

Seus conhecimentos de ciência limitavam-se basicamente à alquimia, à astrologia e à medicina.

Mas a força e a amplitude do seu intelecto estavam muito longe de ser limitados pelos estreitos horizontes do tempo em que viveu.

As peças de Shakespeare ainda conservam sua posição de  uma espécie de bíblia secular em toda a parte onde se fala a língua inglesa.  

A causa disso reside não só no incomparável dom de expressão do autor, mas também no seu espírito científico e na sua análise profunda dos caracteres humanos, batidos pelas tempestades da paixão e castigados pelos caprichos do destino.

Seus escritos nos primeiros anos seguem a tradição das peças existentes e refletem a confiança do autor no sucesso pessoal. São as comédias A Midsummer Night's Dream The Merchant of Venice, um certo número de peças históricas e a tragédia lírica Romeo and Juliet.

Pouco antes de 1600 ele parece ter passado por uma mudança de estado de espírito. Foi suplantado por uma desilusão profunda, que o levou a desconfiar da natureza humana e acusar todo o universo.

Daí um grupo de peças caracterizadas pela amargura, como The Tragedy of Hamlet, Prince of Denmark ou simplesmente Hamlet, tragédia de idealismo intelectual, prossegue com o cinismo de Measure for Measure e All's Well That Ends Well e culmina com as tragédias cósmicas de The Tragedy of Macbeth, comumente chamada de Macbeth e King Lear.

O terceiro grupo de dramas inclui romances idílicos, escritos durante os últimos anos de sua vida profissional, como The Winter's Tale e The Tempest.

Aflição e tristeza são encaradas como simples sombras num belo quadro. A despeito da tragédia individual, o plano divino é de certo modo benévolo e justo. 

Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2010.

____________
N. do A. – Foram utilizadas aqui algumas ideias de Giovanni Reale e Dario Antiseri (Il pensiero occidentale dalle origini ad oggi. 8. ed. Brescia: La Scuola, 1986).

 

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).